Lembra da vitória do Botafogo sobre o Fluminense na semifinal do Campeonato Carioca no Maracanã, com lambança do árbitro? Pois bem, ela pode sair cara para o volante alvinegro Barreto. O jogador foi denunciado pelo TJD-RJ e pode receber uma pena de até 180 dias (seis meses) de suspensão.
Barreto será julgado no próximo dia 24 de junho pela 4ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ. Ele foi denunciado no artigo 254-A § 3º do Código Jogue Blackjack Gratuitamenteeiro de Justiça Desportiva, que fala em “praticar agressão física durante a partida contra árbitros, assistentes ou demais membros” da arbitragem.
A pena mínima para ações desse tipo é de 180 dias, segundo o código. Na súmula do clássico, vencido pelo Botafogo por 2 a 1, o árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho carregou contra Barreto.
“Expulsei com cartão vermelho direto após o término do jogo o jogador de nº 5 da equipe do Botafogo, Sr. Gustavo Bonatto Barreto, por após ter invadido o campo, ter puxado minha camisa de forma agressiva, ter segurado o assistente nº 2 pelo pescoço e ter dado uma ombrada no 4º árbitro. Ressalto que não possível apresentar o cartão no campo de jogo devido às circunstâncias hostis apresentadas“, relatou o juiz.
Além de Barreto, o próprio árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho também será julgado (denunciado no artigo 266 – Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida), bem como o atacante Fred, do Fluminense (artigo 254 § 1º inciso I – Praticar jogada violenta, com pena de um a seis jogos).